Regulamento

 

1- DOS OBJETIVOS E DA ADMINISTRAÇÃO

1.1. A Biblioteca da Faculdade Tecnológica INAP (FAT-INAP), tem os seguintes objetivos:

– Facilitar o acesso dos usuários às informações;

– Dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos oferecidos;

– Proporcionar aos usuários, meios ágeis e eficazes de obter as informações desejadas, estimulando o aprendizado e a pesquisa.

1.2. Tem como finalidade atender não somente ao corpo docente, discente e funcionários, mas também aos interessados da comunidade em geral.

1.3. A Biblioteca está subordinada administrativa e tecnicamente à Diretoria da Faculdade Tecnológica INAP, e é mantida pela Entidade Mantenedora Centro de Ensino Superior INAP Ltda.

 2- DO FUNCIONAMENTO

2.1. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 21:00 horas e aos sábados de 08:00 às 17:00 horas, podendo ser utilizada para consulta pelo público em geral, dentro do seu horário de funcionamento.

2.2. O acervo é de livre acesso; sendo que a recolocação dos materiais consultado nas estantes ficará a cargo dos funcionários da Biblioteca.

2.3. Durante o período de férias, a Biblioteca funcionará em horário normal. 2.4. O balanço da coleção será realizado durante as férias escolares.

2.5. A Biblioteca fechará nos recessos, feriados ou em outros eventos, de acordo com as determinações da Direção da Faculdade.

2.6. Não será permitida a entrada na Biblioteca de pessoas portando objetos como pastas, bolsas, mochilas, etc. Os usuários da Biblioteca da Faculdade deverão deixar seus materiais guardados nos escaninhos solicitando a chave no atendimento. A Biblioteca não se responsabiliza pelos pertences deixados nos mesmos.

2.7. O acesso aos terminais é de uso exclusivo para pesquisa acadêmica e consulta ao banco de dados da Biblioteca.

3 – DOS SERVIÇOS PRESTADOS

 3.1. A Biblioteca da Faculdade INAP oferece a seus usuários os seguintes serviços:

3.2. Serviço de disseminação seletiva da informação com orientação à pesquisa acadêmica;

3.3. Serviços de empréstimo local, empréstimo domiciliar, renovação e reserva de material bibliográfico;

3.4. Ambiente para estudo em grupo e individual;

3.5. Consulta local;

3.6. Serviço de Comutação Bibliográfica – COMUT;

3.7. Treinamento de usuários para pesquisa de informações em meio eletrônico;

3.8. Acesso à internet e ao banco de dados da Biblioteca;

3.9. O acesso aos terminais deverá ser feito após o usuário informar login e senha, sendo estes específicos para cada curso;

3.10. Serviço de internet sem fio, cujo acesso se dará pelo uso de senha específica. Para utilizar este serviço, o usuário deverá solicitar ao funcionário da Biblioteca a senha de acesso.

4- DO DESENVOLVIMENTO DO ACERVO

4.1. O acervo da Biblioteca é formado por diversas coleções de livros, periódicos, catálogos, apostilas, fitas de vídeo, DVD e CD-ROM.

4.2. A formação do acervo segue os critérios estabelecidos na política de desenvolvimento de coleção, e será atualizada mediante compra, doação e permuta.

4.3. As sugestões de compra serão apresentadas pelos Coordenadores, Professores e usuários em geral, e a aquisição será efetuada conforme as bibliografias básicas e complementares dos programas desenvolvidos nas disciplinas ministradas na Faculdade Tecnológica INAP.

4.4. As aquisições de novas publicações deverão constar no orçamento de investimentos da Faculdade Tecnológica INAP.

4.5. As sugestões de compra serão analisadas pelos Coordenadores dos cursos da Faculdade Tecnológica INAP (FAT-INAP).

4.6. As doações recebidas serão submetidas à mesma avaliação do material comprado, ou seja, a incorporação ao acervo estará condicionada aos critérios básicos de seleção de materiais determinados pela política de desenvolvimento de coleções.

5- DOS USUÁRIOS

5.1. São usuários da Biblioteca: alunos de graduação, pós-graduação, alunos dos Cursos Técnicos, professores, funcionários, estagiários e toda a comunidade externa.

5.2. Os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e nos Cursos Técnicos estão automaticamente inscritos no Sistema da Biblioteca. Para utilizar quaisquer serviços, estes deverão apresentar no balcão de atendimento a carteirinha do INAP. Para os funcionários e professores é necessária a apresentação do crachá funcional.

5.3. A carteira de usuário é documento indispensável e intransferível, devendo ser apresentada a cada movimentação dos serviços de empréstimo e reserva, exceto na devolução.

5.3.1. O extravio da carteira deverá ser comunicado imediatamente à Secretaria de Ensino.

 5.4. Nos casos de extravios e danos em obras, o usuário deverá restituir à Biblioteca outro exemplar da mesma obra, em edição mais atualizada ou obra de valor equivalente, a critério da chefia da Biblioteca, além de pagamento de multa, caso a obra esteja em atraso.

5.5. Se a obra estiver esgotada, o responsável pelo extravio deverá restituir a Biblioteca um exemplar similar, de valor correspondente ao preço atualizado do documento.

5.6. O não funcionando da Biblioteca no dia previsto para a devolução dos livros, a devolução deverá ocorrer no primeiro dia de funcionamento subseqüente, sem a cobrança da multa referente àquele dia.

5.7. É proibido o consumo de qualquer tipo de alimento e uso de cigarro nas dependências da Biblioteca.

5.8. É proibido utilizar o telefone celular dentro do espaço físico da Biblioteca.

5.9. Não é permitida a utilização dos computadores da Biblioteca para acesso em redes sociais, transferência de programas (download), jogos e visita a páginas cujo conteúdo não seja de interesse acadêmico.

6- DAS RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO

6.1. O usuário deverá se comprometer a:

6.2. Apresentar a carteira da Faculdade para uso dos serviços da Biblioteca;

6.3. Zelar pela conservação do acervo e do patrimônio da Biblioteca;

6.4. Devolver todo material da Biblioteca dentro dos prazos estabelecidos;

6.5. Atender aos pedidos de comparecimento à Biblioteca;

6.6. Respeitar a ordem, a disciplina e o silencio no recinto da Biblioteca;

6.7. Não emprestar a sua carteira a outro usuário, nem se isentar da responsabilidade pelo extravio ou dano em material da Biblioteca quando for o responsável por ele e nem repassá-lo a colegas;

6.8. Pagar débito referente a multas, no caso de atraso na devolução de material;

6.9. Repor a obra em caso de extravio ou dano ao documento ou indenizar a Biblioteca quando não for possível a reposição;

6.10. Cuidar bem das obras sob sua responsabilidade. O acervo está disponível para uso de toda comunidade, cabendo a cada um usá-lo e preservá-lo adequadamente;

6.11. Guardar em seus respectivos escaninhos mochilas, pastas, bolsas e similares mantendo consigo somente o material necessário.

7- DOS SERVIÇOS DE EMPRÉSTIMO

7.1. A Biblioteca da Faculdade Tecnológica INAP visa proporcionar aos alunos e à comunidade externa, a consulta de documentos, independente de sua forma física.

7.2. O serviço de empréstimo só será facultado aos membros da comunidade interna da Faculdade Tecnológica INAP (FAT-INAP).

7.3. São de uso restrito ao recinto da Biblioteca:

7.3.1. Obras de referência, revistas, jornais, vídeos, CDs, DVDs, catálogos e apostilas.

7.4. Somente os livros são considerados materiais passíveis de empréstimo domiciliar.

7.5. É expressamente proibida a retirada de qualquer documento do acervo sem o devido registro de empréstimo.

7.6. Os tipos de empréstimos efetuados pela Biblioteca são os seguintes: domiciliar, de férias e para realização de cópias.

7.6.1. As obras de consulta local podem ser retiradas para empréstimo especial, mediante registro no balcão de atendimento com o horário de devolução de no máximo de 2 (duas) horas.

7.6.2. O empréstimo domiciliar é individual e intransferível, e se efetuará mediante apresentação da carteira de usuário e terá a duração de 7 (sete) dias, prorrogáveis por igual período, caso o material não esteja sendo solicitado por outro usuário.

7.7. Os documentos retirados por um usuário não podem ser transferidos à responsabilidade de outro sem o devido registro no balcão de atendimento.

7.8 O empréstimo durante o período de férias será realizado de acordo com o calendário acadêmico, cujas datas serão estipuladas pela Administração da Biblioteca.

7.9. Os usuários que estiverem em atraso com a Biblioteca serão automaticamente bloqueados pelo sistema e impedidos de usufruir qualquer tipo de empréstimo até a regularização de sua situação junto à Instituição.

8- DOS PRAZOS, DO LIMITE DE OBRAS PARA EMPRÉSTIMO E DA RESERVA.

8.1. São os seguintes os prazos de empréstimos: domiciliar, com prazo de entrega de 7 (sete) dias consecutivos; de férias, com prazo de entrega de acordo com o calendário acadêmico; para realização de cópias, com o prazo de entrega de no máximo de 2 (duas) horas.

8.2. O número de obras permitido por empréstimo para professores é de até 2 (duas) obras e para alunos e funcionários é de 1 (uma obra).

8.3. A reserva nominal será feita a partir de solicitação dos usuários quando a obra desejada estiver emprestada, obedecendo a uma ordem cronológica de pedidos. A obra reservada, quando do retorno à Biblioteca, ficará disponível para o primeiro usuário da lista de espera pelo prazo de 24 (vinte e quatro) horas, após o qual será liberada para empréstimo ao candidato seguinte.

8.4. A Biblioteca não fará reservas de material que esteja disponível, sendo que a preferência do empréstimo é do usuário que chegar primeiro.

A reserva poderá ser feita na Biblioteca via sistema ou no balcão de atendimento.

 9- DAS COBRANÇAS, MULTAS, TAXAS, REPOSIÇÕES E PENALIDADES.

9.1. O usuário que atrasar na devolução do material emprestado fica sujeito ao pagamento de multa.

9.1.1. Os valores referentes às taxas de serviços e multas decorrentes de atrasos na devolução de material emprestado serão, especificados e fixados em deliberações do Conselho Superior de Administração. Esses valores serão divulgados, periodicamente, pela Biblioteca. É cobrado por dia e por documento em atraso.

9.1.2. A não-observância do item anterior implica na proibição de retirada de material bibliográfico até que a dívida seja liquidada.

9.2. A cobrança do material em atraso será efetuada pela Biblioteca que, para tal, elaborará, periodicamente, uma listagem dos usuários em atraso, emitindo cobrança via e-mail.

9.3. Os alunos de graduação e de pós-graduação em débito com o Serviço da Biblioteca, não recebem documentação referente a certificados, transferência, entre outros, assim como ficam impedidos de efetuarem matrícula até que os débitos sejam quitados.

9.3.1. Os dias de férias escolares serão computados para efeito de contagem dos dias de atraso na devolução.

10- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. A Biblioteca deverá dispor de escaninhos em suas dependências para guarda de material dos seus usuários.

10.2. O Serviço de Biblioteca atende, exclusivamente, dentro de seu horário de funcionamento, eximindo-se de qualquer responsabilidade nos casos que não obedeçam a esta disposição.

10.3. Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela Administração da Biblioteca da Faculdade Tecnológica INAP (FAT-INAP).